terça-feira, 4 de outubro de 2011

 

Em outubro, o programa Viagem Literária que leva a centenas de crianças, jovens, professores e comunidade em geral a oportunidade de conhecer importantes autores consagrados no mundo da literatura estará com a presença do poeta carioca Ricardo Chacal. O encontro marcado para o próximo dia 11, às 15 horas, acontecerá na Biblioteca Municipal Poeta Paulo Bomfim, localizada na Rua Cunha Moreira, 71, no Centro.
Ricardo de Carvalho Duarte, o Chacal, é considerado um dos grandes nomes da poesia brasileira, e estará em Itanhaém participando do módulo - bate-papo. Durante o encontro, ele contará um pouco sobre sua experiência profissional, e seus 40 anos de pura poesia.
O público também será apresentado a Oswald de Andrade, um dos renomados escritores que influencia até hoje a produção poética de Ricardo. Dentro do seu recinto, Chacal já publicou várias obras no segmento poético.

SOBRE O AUTOR – Chacal, como é conhecido o poeta e letrista Ricardo de Carvalho Duarte, nasceu no Rio de Janeiro em 1951. Publicou seu primeiro livro de poesia, ‘Muito Prazer, Ricardo’, em 1971. No ano seguinte, colaborou na revista Navilouca e publicou seu livro/envelope ‘Preço da Passagem’. Passou a integrar, em 1975, a coleção literária ‘Vida de Artista’, com Cacaso, Eudoro Augusto, Francisco Alvim, entre outros; ainda em 1975 foi lançado seu livro ‘América’.  No contexto da chamada poesia marginal, de 1976 a 1977, Chacal organizou grandes happenings poéticos com o grupo ‘Nuvem Cigana’, com Bernardo Vilhena e Ronaldo Bastos, entre outros poetas.
Formou-se bacharel em Comunicação pela UFRJ em 1977. Entre 1978 e 1983 foi co-autor das peças teatrais ‘Aquela Coisa Toda’, com o grupo ‘Asdrúbal Trouxe o Trombone e Recordações do Futuro’, com o grupo ‘Manhas & Manias’. Na década de 1980 trabalhou como cronista do Correio Brasiliense e da Folha de S. Paulo, além de roteirista da TV Globo. Nos anos de 1990 foi produtor do Centro de Experimentação Poética – CEP 20.000 da Rioarte, coordenador de oficinas de poesia na UERJ e no Parque Lage, e editor da revista O Carioca.
Sua obra poética inclui Nariz Aniz (1979), Boca Roxa (1979), Comício de Tudo (1986) e Letra Elétrika (1994). O poeta Paulo Leminski afirmou sobre a obra de Chacal, que é de tendência contemporânea: "A palavra 'lúdico' é a chave para a poesia de Chacal". Leminski também via nos poemas de Chacal a presença  da Poesia Concreta, das letras de música popular, do mundo industrial e urbano que se abateu, irremediavelmente, sobre nós.
Fez letras com a Blitz, Lulu Santos, 14 Bis, Fernanda Abreu entre outros. Em 2007, fez performances nos Estados Unidos, Providence (Brown University) e Nova York (Bowery Poetry Club). Lançou Belvedere, sua poesia reunida, em 2007 e suas memórias Uma História à Margem em 2010.

SOBRE O VIAGEM LITERÁRIA – O programa Viagem Literária é uma parceria entre a Secretaria de Estado da Cultura e as bibliotecas públicas das cidades, com produção da Associação Paulista dos Amigos da Arte (APAA). Toda a programação é gratuita e aberta ao público de todas as idades. Por meio do programa, Itanhaém já recebeu este ano, nomes como, Ignácio Loyola, Roberto Rocha Pombo e Carla Caruso.
Posted by E.M Prof. Walter Arduini on 08:40 | No comments | Categories:

0 comentários:

O Mundo vê a Nossa Escola

Você Aqui!

Sejam Bem-vindos

Escola "Walter Arduini" Grupo Gestor Diretora: Ana Alves da Silva Neves Assessor Pedagógica: João Bracco

Traduzir

Matérias

Tags

19 de Abril Aluno da escola Walter Arduini com deficiência auditiva é destaque no programa 'Corpo em Ação' Balé está com as inscrições abertas até dia 9 de março para jovens de 4 a 14 anos Biblioteca Municipal de Itanhaém recebe escritora Carla Caruso amanhã (16) Biblioteca Municipal tem encontro marcado com o poeta Ricardo Chacal CETPI abre inscrições para processo seletivo de orientador de aprendizagem Clube da 3ª Idade do Gaivota se prepara para nova competição em São Vicente corre que ainda da tempo!!! Desfile Dia do Folclore Dia do Indio. Educação recebe apostilas para alunos com deficiência visual Escritora Beth Ziani é a convidada da última edição do Programa Viagem Literária Estão abertas as matrículas para escolinhas de futsal e judô ETEC de Itanhaém abre inscrições para Processo Seletivo 2012 Galerinha Hospital de Itanhaém terá novas especialidades e dobrará leitos Incrições Abertas!!! Índios Tupis Inscrições para concursos públicos da Prefeitura de Itanhaém já estão abertas Inscrições para curso de coleta seletiva iniciam nesta segunda-feira (5) Itanhaém realiza 1º Torneio de Judô ‘Copa Zukeran’ JOGANDO E TREINANDO! Merendeiras Páscoa 2014 Pesquisadora da PUC-SP alerta que o currículo escolar não pode continuar dissociado das novas possibilidades tecnológicas Prefeitura está construindo mais quatro novas escolas para atender demanda Projeto ‘Minicidade do Trânsito’ entra em ação nas escolas municipais Secretaria de Saúde vacina mais de mil alunos do Município contra Hepatite B Suarão e Gaivota ganham telecentros

Blogs Das Escolas

Falando sobre...

Bookmark Us

Delicious Digg Facebook Favorites More Stumbleupon Twitter