Em outubro, o programa Viagem Literária que leva a centenas de crianças, jovens, professores e comunidade em geral a oportunidade de conhecer importantes autores consagrados no mundo da literatura estará com a presença do poeta carioca Ricardo Chacal. O encontro marcado para o próximo dia 11, às 15 horas, acontecerá na Biblioteca Municipal Poeta Paulo Bomfim, localizada na Rua Cunha Moreira, 71, no Centro.
O público também será apresentado a Oswald de Andrade, um dos renomados escritores que influencia até hoje a produção poética de Ricardo. Dentro do seu recinto, Chacal já publicou várias obras no segmento poético.
SOBRE O AUTOR – Chacal, como é conhecido o poeta e letrista Ricardo de Carvalho Duarte, nasceu no Rio de Janeiro em 1951. Publicou seu primeiro livro de poesia, ‘Muito Prazer, Ricardo’, em 1971. No ano seguinte, colaborou na revista Navilouca e publicou seu livro/envelope ‘Preço da Passagem’. Passou a integrar, em 1975, a coleção literária ‘Vida de Artista’, com Cacaso, Eudoro Augusto, Francisco Alvim, entre outros; ainda em 1975 foi lançado seu livro ‘América’. No contexto da chamada poesia marginal, de 1976 a 1977, Chacal organizou grandes happenings poéticos com o grupo ‘Nuvem Cigana’, com Bernardo Vilhena e Ronaldo Bastos, entre outros poetas.
Formou-se bacharel em Comunicação pela UFRJ em 1977. Entre 1978 e 1983 foi co-autor das peças teatrais ‘Aquela Coisa Toda’, com o grupo ‘Asdrúbal Trouxe o Trombone e Recordações do Futuro’, com o grupo ‘Manhas & Manias’. Na década de 1980 trabalhou como cronista do Correio Brasiliense e da Folha de S. Paulo, além de roteirista da TV Globo. Nos anos de 1990 foi produtor do Centro de Experimentação Poética – CEP 20.000 da Rioarte, coordenador de oficinas de poesia na UERJ e no Parque Lage, e editor da revista O Carioca.
Sua obra poética inclui Nariz Aniz (1979), Boca Roxa (1979), Comício de Tudo (1986) e Letra Elétrika (1994). O poeta Paulo Leminski afirmou sobre a obra de Chacal, que é de tendência contemporânea: "A palavra 'lúdico' é a chave para a poesia de Chacal". Leminski também via nos poemas de Chacal a presença da Poesia Concreta, das letras de música popular, do mundo industrial e urbano que se abateu, irremediavelmente, sobre nós.
Fez letras com a Blitz, Lulu Santos, 14 Bis, Fernanda Abreu entre outros. Em 2007, fez performances nos Estados Unidos, Providence (Brown University) e Nova York (Bowery Poetry Club). Lançou Belvedere, sua poesia reunida, em 2007 e suas memórias Uma História à Margem em 2010.
SOBRE O VIAGEM LITERÁRIA – O programa Viagem Literária é uma parceria entre a Secretaria de Estado da Cultura e as bibliotecas públicas das cidades, com produção da Associação Paulista dos Amigos da Arte (APAA). Toda a programação é gratuita e aberta ao público de todas as idades. Por meio do programa, Itanhaém já recebeu este ano, nomes como, Ignácio Loyola, Roberto Rocha Pombo e Carla Caruso.
0 comentários:
Postar um comentário