A imunização foi feita por meio do Departamento de Vigilância à Saúde, em conjunto com as equipes de Saúde da Família, Centro Especializado na Saúde da Criança e da Mulher Paula Vegas (CESCRIM) e Secretaria de Educação. O objetivo era vacinar os adolescentes de 11 anos em diante do Município.
A segunda fase da Campanha também realizou a atualização da carteira de vacinação dos estudantes, aplicando 259 doses de vacina contra caxumba, sarampo e rubéola; e 557 vacinas antitetânicas.
A primeira fase da vacinação foi realizada em maio e junho, aplicando 1.662 doses, e também contribuiu com a atualização da carteirinha de vacinação dos estudantes. A terceira fase da vacinação será realizada em novembro.
O diretor do Departamento de Vigilância à Saúde, Cláudio Camargo, ressalta a importância de se dar continuidade às doses da vacina. “Aqueles que não tomaram a primeira ou segunda dose da vacina contra a Hepatite B, podem procurar a Unidade de Saúde mais próxima para se dar prosseguimento à imunização”.
HEPATITE B – A transmissão da hepatite B ocorre em todas as idades. Porém, concentram-se em crianças em faixas etárias maiores, adolescentes e adultos pela exposição a sangue e fluídos corpóreos (esperma, sangue e fluído vaginal), através do contato sexual (26%) e ou uso de drogas injetáveis.
Além dos modos de transmissão citados não se pode descartar o uso de agulhas não descartáveis (tatuagens e piercing, por exemplo). A infecção pelo vírus da hepatite pode se apresentar desde a forma assintomática até sintomáticas, com evolução grave – hepatite fulminante. É importante salientar que metade das pessoas com hepatite não têm icterícia (pele amarela).
A vacinação de pessoas que têm maior chance de adquirir a doença é a forma mais efetiva para impedir a transmissão de Hepatite B. Em São Paulo, a Secretaria de Estado de Saúde iniciou a vacinação universal de todas as crianças ao nascer, antes da alta da maternidade, em 1998. Recentemente, a faixa etária a ser vacinada foi ampliada para até 24 anos.
Fonte: http://www.itanhaem.sp.gov.br/noticias/2011/setembro/secretaria_saude_vacina_mais_mil_alunos_municipio_contra_hepatite_b.html
0 comentários:
Postar um comentário