segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Em ação realizada nas escolas municipais e estaduais de Itanhaém, a Secretaria Municipal de Saúde vacinou 1.297 alunos contra a Hepatite B. A segunda fase da Campanha de Orientação e Vacinação contra a doença foi realizada nos meses de agosto e setembro, em 29 escolas, em todos os períodos.
A imunização foi feita por meio do Departamento de Vigilância à Saúde, em conjunto com as equipes de Saúde da Família, Centro Especializado na Saúde da Criança e da Mulher Paula Vegas (CESCRIM) e Secretaria de Educação. O objetivo era vacinar os adolescentes de 11 anos em diante do Município.
A segunda fase da Campanha também realizou a atualização da carteira de vacinação dos estudantes, aplicando 259 doses de vacina contra caxumba, sarampo e rubéola; e 557 vacinas antitetânicas.
A primeira fase da vacinação foi realizada em maio e junho, aplicando 1.662 doses, e também contribuiu com a atualização da carteirinha de vacinação dos estudantes. A terceira fase da vacinação será realizada em novembro.
O diretor do Departamento de Vigilância à Saúde, Cláudio Camargo, ressalta a importância de se dar continuidade às doses da vacina. “Aqueles que não tomaram a primeira ou segunda dose da vacina contra a Hepatite B, podem procurar a Unidade de Saúde mais próxima para se dar prosseguimento à imunização”.

HEPATITE B – A transmissão da hepatite B ocorre em todas as idades. Porém, concentram-se em crianças em faixas etárias maiores, adolescentes e adultos pela exposição a sangue e fluídos corpóreos (esperma, sangue e fluído vaginal), através do contato sexual (26%) e ou uso de drogas injetáveis.
Além dos modos de transmissão citados não se pode descartar o uso de agulhas não descartáveis (tatuagens e piercing, por exemplo). A infecção pelo vírus da hepatite pode se apresentar desde a forma assintomática até sintomáticas, com evolução grave – hepatite fulminante. É importante salientar que metade das pessoas com hepatite não têm icterícia (pele amarela).
A vacinação de pessoas que têm maior chance de adquirir a doença é a forma mais efetiva para impedir a transmissão de Hepatite B. Em São Paulo, a Secretaria de Estado de Saúde iniciou a vacinação universal de todas as crianças ao nascer, antes da alta da maternidade, em 1998. Recentemente, a faixa etária a ser vacinada foi ampliada para até 24 anos.

Fonte: http://www.itanhaem.sp.gov.br/noticias/2011/setembro/secretaria_saude_vacina_mais_mil_alunos_municipio_contra_hepatite_b.html
Posted by E.M Prof. Walter Arduini on 06:08 | No comments | Categories:

0 comentários:

O Mundo vê a Nossa Escola

Você Aqui!

Sejam Bem-vindos

Escola "Walter Arduini" Grupo Gestor Diretora: Ana Alves da Silva Neves Assessor Pedagógica: João Bracco

Traduzir

Matérias

Tags

19 de Abril Aluno da escola Walter Arduini com deficiência auditiva é destaque no programa 'Corpo em Ação' Balé está com as inscrições abertas até dia 9 de março para jovens de 4 a 14 anos Biblioteca Municipal de Itanhaém recebe escritora Carla Caruso amanhã (16) Biblioteca Municipal tem encontro marcado com o poeta Ricardo Chacal CETPI abre inscrições para processo seletivo de orientador de aprendizagem Clube da 3ª Idade do Gaivota se prepara para nova competição em São Vicente corre que ainda da tempo!!! Desfile Dia do Folclore Dia do Indio. Educação recebe apostilas para alunos com deficiência visual Escritora Beth Ziani é a convidada da última edição do Programa Viagem Literária Estão abertas as matrículas para escolinhas de futsal e judô ETEC de Itanhaém abre inscrições para Processo Seletivo 2012 Galerinha Hospital de Itanhaém terá novas especialidades e dobrará leitos Incrições Abertas!!! Índios Tupis Inscrições para concursos públicos da Prefeitura de Itanhaém já estão abertas Inscrições para curso de coleta seletiva iniciam nesta segunda-feira (5) Itanhaém realiza 1º Torneio de Judô ‘Copa Zukeran’ JOGANDO E TREINANDO! Merendeiras Páscoa 2014 Pesquisadora da PUC-SP alerta que o currículo escolar não pode continuar dissociado das novas possibilidades tecnológicas Prefeitura está construindo mais quatro novas escolas para atender demanda Projeto ‘Minicidade do Trânsito’ entra em ação nas escolas municipais Secretaria de Saúde vacina mais de mil alunos do Município contra Hepatite B Suarão e Gaivota ganham telecentros

Blogs Das Escolas

Falando sobre...

Bookmark Us

Delicious Digg Facebook Favorites More Stumbleupon Twitter