segunda-feira, 17 de outubro de 2011

 
Uma aquisição feita pela Secretaria de Educação, Cultura e Esportes vai beneficiar as crianças da educação inclusiva de Itanhaém. Recentemente os alunos com deficiência visual receberam apostilas em braille e ampliada, nas disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática, Inglês, História, Ciências, Geografia e Artes.
As apostilas são utilizadas pelos professores em sala de aula do ensino regular como material didático. “O recurso facilita ainda mais o aprendizado dos alunos que estejam na educação inclusiva. É um grande salto para a educação do Município”, ressalta a coordenadora de Educação Inclusiva Fabricia Cavalcanti.
A Editora Expoente é responsável por fornecer o material para a Rede Municipal de Ensino de Itanhaém. Além das apostilas em braille, os alunos com baixa visão, ganharam o material ampliado, colorido, com letras e figuras grandes. Vale ressaltar que o Município já disponibiliza aos alunos, a máquina de braille.

EDUCAÇÃO INCLUSIVA - Já passam dos 200 alunos, sendo que na maioria dos casos, os estudantes recebem o acompanhamento em classe por profissionais da área. Isso inclui a supervisão de coordenadores, fisioterapeutas, fonoaudiólogo, psicólogos e assistentes sociais.
Atualmente, o Município conta com uma equipe composta por cerca de 90 profissionais, disseminadas entre professores e estagiários, que participam de encontros e capacitações na área da educação inclusiva, enaltecendo a qualidade do ensino para o aluno com deficiência.
A atuação da educação inclusiva, que já existe há 10 anos, começa a ganhar força em 2005, com o surgimento de uma equipe especializada no segmento, oferecendo atendimentos periódicos nas escolas. Em 2008, as salas de recursos começaram a ser montadas, e o trabalho do Atendimento Educacional Especializado (AEE) se desenvolve como uma ferramenta imprescindível na formação do aluno.
O AEE é uma das inovações trazidas pela Política Nacional de Educação Especial Inclusiva (2008), e é um serviço da Educação Inclusiva que ajuda a identificar, elaborar e organizar recursos pedagógicos.
Posted by E.M Prof. Walter Arduini on 05:26 | No comments | Categories:

0 comentários:

O Mundo vê a Nossa Escola

Você Aqui!

Sejam Bem-vindos

Escola "Walter Arduini" Grupo Gestor Diretora: Ana Alves da Silva Neves Assessor Pedagógica: João Bracco

Traduzir

Matérias

Tags

19 de Abril Aluno da escola Walter Arduini com deficiência auditiva é destaque no programa 'Corpo em Ação' Balé está com as inscrições abertas até dia 9 de março para jovens de 4 a 14 anos Biblioteca Municipal de Itanhaém recebe escritora Carla Caruso amanhã (16) Biblioteca Municipal tem encontro marcado com o poeta Ricardo Chacal CETPI abre inscrições para processo seletivo de orientador de aprendizagem Clube da 3ª Idade do Gaivota se prepara para nova competição em São Vicente corre que ainda da tempo!!! Desfile Dia do Folclore Dia do Indio. Educação recebe apostilas para alunos com deficiência visual Escritora Beth Ziani é a convidada da última edição do Programa Viagem Literária Estão abertas as matrículas para escolinhas de futsal e judô ETEC de Itanhaém abre inscrições para Processo Seletivo 2012 Galerinha Hospital de Itanhaém terá novas especialidades e dobrará leitos Incrições Abertas!!! Índios Tupis Inscrições para concursos públicos da Prefeitura de Itanhaém já estão abertas Inscrições para curso de coleta seletiva iniciam nesta segunda-feira (5) Itanhaém realiza 1º Torneio de Judô ‘Copa Zukeran’ JOGANDO E TREINANDO! Merendeiras Páscoa 2014 Pesquisadora da PUC-SP alerta que o currículo escolar não pode continuar dissociado das novas possibilidades tecnológicas Prefeitura está construindo mais quatro novas escolas para atender demanda Projeto ‘Minicidade do Trânsito’ entra em ação nas escolas municipais Secretaria de Saúde vacina mais de mil alunos do Município contra Hepatite B Suarão e Gaivota ganham telecentros

Blogs Das Escolas

Falando sobre...

Bookmark Us

Delicious Digg Facebook Favorites More Stumbleupon Twitter